Leite muda estrutura e troca titulares de três secretarias de governo

Secretária de Planejamento, Leany Lemos vai assumir diretoria do BRDE

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governo estadual anunciou, na noite desta sexta-feira, a primeira reforma administrativa no secretariado de Eduardo Leite. A mudança envolve diretamente três secretarias, que além de alterações no comando sofrerão reestruturação. A mudança mais impactante é a saída de Leany Lemos da Pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão. Ela deixa o cargo de secretária ao ser indicada para ocupar uma das diretorias do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Segundo o governo, como o Rio Grande do Sul vai ser o próximo a exercer a presidência rotativa da instituição, Leany vai ser alçada ao cargo, tornando-se a primeira mulher a comandar o banco. A saída, a pedido, causou estranheza, já que a equipe de Leany idealizou e implantou o modelo de Distanciamento Controlado adotado pelo Rio Grande Sul para enfrentar a pandemia da Covid-19, com reconhecimento nacional.

Até que tenha o nome aprovado para a diretoria do banco, Leany segue na coordenação do Comitê de Dados e participando do Gabinete de Crise que gerencia as ações contra a doença, ocupando um cargo de assessoria do Gabinete do Governador.

Com a saída de Leany, o governo optou por integrar a pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e a secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). A estrutura passa a ser comandada pelo atual secretário da SGGE, Cláudio Gastal.

Outra mudança ocorre na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Oficialmente, como era esperado desde o início do ano, Rodrigo Lorenzoni entra no lugar de Rubens Bender, que era o secretário interino. Em data ainda não definida, porém, as áreas serão divididas e Lorenzoni vai assumir a futura Secretaria de Turismo.

Já na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Catarina Paladini deixa o cargo para se dedicar às eleições de 2020. No lugar dele, assume Mauro Hauschild, procurador federal e ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).