Fundação Theatro São Pedro rompe com a associação de amigos do teatro

Medida surpreendeu presidente da entidade

Foto: Reprodução / Facebook

A Fundação Theatro São Pedro (FTSP) divulgou, nesta sexta-feira, um comunicado informando não ter mais vínculo com a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP). Parte da mensagem cita: “Seguindo a legislação vigente, em especial a Lei 9.186, de 27 de dezembro de 1990 e suas posteriores modificações, e atendendo às orientações reiteradamente expressas pela Contadoria-Geral do Estado (CAGE), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram esgotadas todas as tentativas para que se alcançasse a renovação do vínculo com a assinatura de um novo Termo de Cessão de Uso, assumindo a Fundação, após esta data, toda a administração de bens móveis e imóveis vinculados à instituição, incluindo-se o prédio do Theatro São Pedro e o do Multipalco Eva Sopher”. Ainda conforme a mensagem, foram “inúmeras tratativas” até a definição da medida.

Conforme o presidente da FTSP, Antonio Hohlfeldt, a renovação do convênio venceu no ano passado e, para fechar um termo novo, havia uma série de exigências a cumprir. “São questões formais”, explicou. Sendo ele, o teatro vem sendo cobrado por órgãos como Procuradoria Geral do Estado e CAGE quanto a balancetes, em que, conforme determina a legislação, 30% dos recursos obtidos pela associação podem ficar para as próprias despesas e 70% para o teatro. “Não estou dizendo que isto não está sendo feito. Apenas que não sabemos, porque não nos foi apresentado”, esclareceu.

Hohlfeldt, que assumiu à frente do teatro em 2018, reconhece o trabalho da associação e garante que, se houver um reposicionamento, a parceria pode ser restabelecida. “Há uma história de carinho e reconhecimento em relação à associação. Por isso, estamos abertos à discussão”, completa.

O rompimento gera efeito prático imediato em relação ao que, até agora, era administrado pela associação, como o estacionamento do Multipalco (entrada pela rua Riachuelo), que fecha ao público temporariamente a partir de segunda-feira, dia 1º de junho. Os mensalistas do estacionamento que funciona no Multipalco deverão contatar a administração da Fundação Teatro São Pedro, em horário comercial, para receberem orientações.

“A Associação de Amigos está estarrecida”, respondeu o presidente da entidade, José Roberto Diniz de Moraes, que atua desde 1999 junto ao teatro. “Sempre houve uma relação de muita lealdade”, argumentou em relação à parceria. Para ele, o assunto ainda permanecia em discussão. Comunicado nesta sexta-feira por e-mail sobre a determinação, Moraes se mostrou tão surpreso que disse que ainda toma conhecimento da situação e vai se manifestar em breve.

Leia mais:

Fundação Theatro São Pedro demite 32 trabalhadores