Toffoli deve ter alta no domingo, mas ainda não retorna ao STF

Internação do presidente da Corte já dura cinco dias. Dois testes para Covid-19 deram resultado negativo, segundo informação oficial

Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, deve receber alta do Hospital DF Star neste domingo, de acordo com fontes próximas ao ministro. O magistrado deu entrada na casa de saúde no último sábado, segundo a secretaria de saúde do Tribunal, para a retirada de um abscesso e, como tinha sintomas de Covid-19, permaneceu internado para avaliação. Após deixar o hospital, Toffoli ainda deve ficar pelo menos uma semana em casa, em recuperação, segundo apontou o portal R7.

O presidente do STF se submeteu a dois testes para Covid-19, ambos com resultado negativo. A alta, esperada para terça, não ocorreu. O hospital não divulga boletim médico desde terça, quando informou que o ministro tinha “melhora progressiva, sem necessidade de nenhum suporte respiratório”.

Na quarta, o magistrado recebeu uma rápida visita do presidente Jair Bolsonaro, de quem Toffoli é considerado o principal interlocutor na Corte. O presidente não comentou o encontro.

Na ausência de Toffoli, o Supremo é presidido por Luiz Fux, em um turbulento momento político. Após diligências da Polícia Federal que tiveram como alvo vários apoiadores do presidente Bolsonaro, no âmbito ao inquérito das fake news, multiplicaram-se as críticas ao STF, inclusive da parte do presidente.

O inquérito começou por iniciativa de Dias Toffoli e é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.