Mourão admite “estresse” entre Poderes mas descarta golpe militar

Fala ocorre depois de Bolsonaro adotar tom de ameaça, nessa manhã

Foto: Bruno Batista / VPR

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou que uma eventual ruptura democrática está “fora de cogitação” e que “não existe espaço no mundo para ações dessa natureza”. As declarações foram publicadas pela jornalista Andréia Sadi, do G1, e reproduzidas pelo jornal O Estado de S.Paulo, nesta quinta-feira. Mourão também minimizou as falas do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, que falou em “momento de ruptura” em uma live.

“Quem é que vai dar golpe? As Forças Armadas? Que que é isso, estamos no século 19? A turma não entendeu. O que existe hoje é um estresse permanente entre os poderes. Eu não falo pelas Forças Armadas, mas sou general da reserva, conheço as Forças Armadas: não vejo motivo algum para golpe”, declarou Mourão.

A fala ocorre depois de Bolsonaro adotar tom de ameaça ao comentar as medidas tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que apura fake news e que teve como alvos aliados do governo, nessa quarta-feira. Bolsonaro disse que não vai admitir “decisões individuais” e que “ordens absurdas não se cumprem”. “Acabou, porra!”, esbravejou o presidente a jornalistas, nessa manhã.

Nessa quarta, o deputado Eduardo Bolsonaro também criticou a atuação de ministros do STF na investigação sobre a suposta interferência do pai na Polícia Federal e no inquérito das fake news, que autorizou mandados de busca e apreensão contra aliados da família. “Falando bem abertamente, opinião de Eduardo Bolsonaro, não é mais uma opção de se, mas, sim, de quando isso (ruptura institucional) vai ocorrer”, disse, em uma transmissão.

Mourão minimizou as declarações do filho “03” do presidente Bolsonaro. “Me poupe. Ele é deputado, ele fala o que quiser. Assim como um deputado do PT fala o que quiser e ninguém diz que é golpe. Ele não serviu Exército. Quem vai fechar Congresso? Fora de cogitação, não existe situação para isso”, afirmou.