Fiocruz sugere isolamento após alta de síndrome respiratória no Brasil

Relatório epidemiológico, realizado com base em informações do sistema InfoGripe, confirmou tendência de crescimento de casos no país

O InfoGripe, sistema que monitora o comportamento da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país, confirmou tendência de crescimento de casos no Brasil. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou a informação.

Por conta disso, em relatório relativo à semana epidemiológica 20 —período que vai de 17 a 23 de maio—, a instituição “sugere” a necessidade de manutenção das medidas de isolamento social “para evitar demanda hospitalar acima da capacidade de atendimento.”

SRAG, como descreve o Ministério da Saúde, é uma definição que considera também doenças causadas por outros vírus, como a influenza e outros tipos de coronavírus conhecidos pela comunidade científica.

Marcelo Gomes, diretor da plataforma, projeta que diante dos resultados do estudo é possível que essa alta possa afetar a taxa de multiplicação de ocorrências nas próximas semanas, “uma vez que as notificações dependem de hospitalizações, a depender dos fluxos adotados para notificação de casos em fila de espera em cada estado ou município”.

O levantamento adverte, também, que diversos estados brasileiros já apresentam sobrecarga “excessiva” nas redes hospitalares, com alguns deles operando com a capacidade máxima ou próximo ao limite.

SRAG por região
Enquanto o Sudeste observa os primeiros sinais de uma possível desaceleração, as regiões Centro-Oeste e Sul permanecem em processo de aceleração dos indicadores. No Nordeste, considerando todas as hospitalizações e óbitos registrados no sistema sivep-gripe, há tendência de elevação em ritmo menor.

“Em relação à região Norte, mantemos a recomendação de consulta aos gestores locais para avaliação das filas de espera em relação aos leitos hospitalares, a fim de avaliar se a redução no número de casos semanais é de fato consequência da redução no número de casos na população ou reflexo da incapacidade de internar novos pacientes”, comentou Marcelo Gomes.

InfoGripe
O sistema InfoGripe, que monitora o comportamento da doença no país, existe desde a pandemia de influenza H1N1, em 2009. Há época, foram registrados 90.465 casos associados à SRAG. A estimativa atual, apenas com casos notificados em 2020, “já é maior” que em todos os cenários anteriores.

Embora o ritmo de ocorrências tenha crescido, vale ressaltar que isso não significa necessariamente que todos os casos de internação estejam relacionados ao novo coronavírus, mas ajuda a compreender melhor os efeitos da pandemia no sistema de saúde nacional.