Após silêncio inicial, Trump lamenta mais de 100 mil mortes nos EUA pela Covid-19

Número de óbitos nos Estados Unidos, com 1,7 milhão de casos confirmados, é de longe o mais alto de qualquer país do mundo

Foto: Reprodução/Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou condolências, nesta quinta-feira pelo marco de 100 mil mortes em função do coronavírus no país, depois de receber críticas sobre o silêncio em torno do assunto.

“Acabamos de atingir um marco muito triste, com as mortes pela pandemia de coronavírus atingindo 100 mil”, escreveu Trump no Twitter, cerca de 16 horas após o número de mortes da Covid-19 exceder esse limite, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, uma referência nacional. “A todas as famílias e amigos dos falecidos, quero estender minhas sinceras condolências e amor por tudo o que essas grandes pessoas significavam e representavam. Deus esteja com vocês!”, acrescentou.

O número de mortos nos Estados Unidos, com 1,7 milhão de casos confirmados, é de longe o mais alto de qualquer país do mundo. Trump é acusado de ter respondido tardiamente à pandemia.

Nessa quarta-feira, enquanto muitos políticos americanos, incluindo o provável candidato à presidência do Partido Democrata Joe Biden, emitiam condolências, Trump usou o Twitter para outras cerca de 40 questões, sem mencionar as mortes.

Os democratas atacaram o presidente por parecer insensível à escala do drama. “No dia em que os Estados Unidos atingiram 100 mil mortes pela pandemia de Covid-19, Trump compartilha uma mensagem descrevendo-se como ‘o melhor presidente da nossa história’. Sua vaidade é nauseante”, tuitou o congressista Don Beyer.

Bide reagiu rapidamente quando os Estados Unidos atingiram o número de 100 mil mortes: “Há momentos em nossa história tão sombrios e comoventes que sempre ficam presos em cada um de nossos corações como uma dor compartilhada. Hoje é um desses momentos”, escreveu o político, nessa quarta-feira.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile