Vereador diz que Rio Pardo não “esperava acordar com a presença da Polícia Federal”

Foto: Reprodução / Site da Prefeitura de Rio Pardo

O vereador João Luiz Vaz da Rocha (PTB), de Rio Pardo, em entrevista ao Direto Ao Ponto, da Rádio Guaíba, se disse surpreso com as ações que aconteceram na manhã desta quarta-feira (27) no município. “Ninguém esperava acordar com a Polícia Federal na cidade. Isso nunca aconteceu por aqui”, afirmou o vereador sobre a operação que resultou na prisão do prefeito Rafael Barros (PSDB), do secretário de Saúde do município, Augusto Ferreira Pellegrini, e do procurador do município Milton Coelho.

A investigação apura o desvio de recursos públicos, repassados pela União e pelo Estado, que deveriam ser destinados à área da saúde. Rocha afirmou que os vereadores já desconfiavam das irregularidades e que haviam solicitado as cópias dos contratos realizados pelo prefeito com a organização social Abrassi, centro das investigações na região. “Os documentos eram verdadeiros, mas os dados que estavam neles eram falsos. Nós estávamos averiguando as denúncias, mas não houve tempo para investigação”.

A força-tarefa, formada pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, chegou até a região dos Vales após denúncias realizadas no estado de Santa Catarina. “Não passou nada pela Câmara Municipal de Rio Pardo. Nós ficamos muito surpresos”, revela João Luiz.

Ainda não há uma decisão concreta sobre quem assumirá e quando a gestão do município após a prisão do prefeito. A vice-prefeita Rosane Vaz da Rocha aguarda a coletiva de imprensa que será realizada ainda nesta manhã na sede da Polícia Federal, em Porto Alegre, para se manifestar sobre o tema.