Porto Alegre: vento em Belém Novo causa turbidez da água e desabastecimento

Previsão é que, na quarta-feira, seja possível retomar a capacidade total da estação de tratamento

Foto: Alina Souza/CP

O vento que atingiu Porto Alegre, na tarde dessa segunda-feira, voltou a causar excesso de turbidez na água captada no Guaíba para o Sistema Belém Novo. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) teve de reduzir a produção de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, o que impactou o fornecimento para parte das regiões Extremo Sul e Leste – o que já havia ocorrido no sábado.

Com a redução do vento, no domingo à noite, a autarquia ampliou a produção da ETA e retomou o abastecimento. Na tarde de ontem, porém, o Dmae precisou, mais uma vez, reduzir a vazão.

Podem observar intermitência, nesta terça, moradores de bairros como Aberta dos Morros, Belém Novo, Chapéu do Sol, Hípica, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa e Restinga.

A previsão é que o vento mude de direção na quarta-feira, e seja possível retomar a capacidade total da ETA Belém Novo.

Eventos como esse ocorrem eventualmente, mas em 2020 ficaram mais frequentes, aliados a níveis excessivamente baixos do Guaíba, aumentando a agitação do solo de fundo.

O Dmae alega que não pode distribuir água produzida que não atenda aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde e da Secretária do Estado. A turbidez é um dos índices monitorados, sendo fundamental que fique dentro do padrão exigido.