PF recolhe câmera usada para gravar reunião ministerial e vai fazer perícia

Análise visa detectar se houve qualquer tipo de edição no vídeo da reunião ministerial antes da entrega da gravação ao STF

Foto: Marcos Corrêa / PR

A Polícia Federal recolheu, nesta segunda-feira, a câmera usada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República para registrar a reunião ministerial de 22 de abril. O equipamento vai ser periciado com o objetivo de detectar se houve qualquer tipo de edição do vídeo antes da entrega da gravação, no início de maio, pela Advocacia-Geral da União (AGU). As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

De acordo com despacho da Polícia Federal, a mídia original onde o vídeo foi registrado, como cartão ou dispositivo de memória externo, devem ser entregues junto com informações sobre o histórico da mídia, ou seja, se foi reutilizada, formatada ou se passou por qualquer tipo de procedimento. Em caso positivo, o governo deve informar detalhadamente o que foi feito.

A íntegra da gravação foi tornada pública pelo ministro Celso de Mello na sexta, atendendo pedido do ex-ministro Sérgio Moro. A gravação é considerada peça-chave no inquérito que apura as acusações de interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal.

Entre palavões e ameaças, o presidente cobra mudanças no governo fazendo pressão sobre Moro e os demais auxiliares: “Mas é p***ria o tempo todo pra me atingir, mexendo com a minha família. Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro, oficialmente, e não consegui! E isso acabou. Eu não vou esperar f**er a minha família toda, de sacanagem, ou amigos meus, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence a estrutura nossa. Vai trocar! Se não puder trocar, troca o chefe dele! Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro! E ponto final! Não estamos aqui pra brincadeira”, disse Bolsonaro.

O Planalto alega que, neste momento, o presidente se referia à segurança pessoal no Rio de Janeiro, a cargo do Gabinete de Segurança Institucional, sob comando do ministro Augusto Heleno.