Maio registra maior número de mortes e de pacientes diagnosticados com a Covid-19 em Porto Alegre

Em 25 dias, foram 514 casos - mais do que a soma de março e abril

Foto: Alina Souza / CP

Maio é o mês com maior número de mortes e de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou mais 31 casos, o que eleva para 1.014 o número de pacientes que testaram positivo para a doença. Além disso, somente em maio foram contabilizadas 17 mortes em função da Covid-19, novo recorde na cidade. Ao todo, 32 pessoas morreram em Porto Alegre em razão da doença.

Desde o primeiro caso confirmado, em 20 de fevereiro, a prefeitura estabeleceu medidas preventivas para evitar a circulação de pessoas, suspendeu o funcionamento de escolas e universidades, entre outras medidas, recomendou distanciamento social para reduzir a propagação do vírus. Apesar das restrições de circulação impostas pela prefeitura, aos poucos o Executivo passou a flexibilizar as normas, o que permitiu a retomada gradual do trabalho na construção civil, na indústria, no comércio e em shoppings, desde que observadas normas de segurança.

Desde 19 de maio, bares e restaurantes podem funcionar com lotação equivalente a 50% da capacidade máxima e respeitando distanciamento mínimo de 2 metros entre uma mesa e outra.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 514 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus de 1º a 25 de maio. O número supera o total de registrados dos meses de março (226) e de abril (274), quando foram contabilizados 500 pessoas infectadas pela Covid-19. Se em março e abril o pico de novos casos em um único dia chegou a 31 e 26, respectivamente, em maio houve disparada de pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. Do dia 7 a 15 daquele mês, foram registrados 273 novos casos, praticamente o total assinalado em abril. O pico ocorreu no dia 13, quando surgiram 56 em 24h.

Além dos decretos estaduais e municipais ao longo dos meses que flexibilizaram normas no comércio, na indústria e na construção civil, entre outros setores, algumas datas comemorativas também podem explicar o leve crescimento da doença em abril em Porto Alegre. Duas semanas após a Sexta-feira Santa, celebrada no dia 2 abril, o número de casos confirmados passou de 264 para 386, aumento de 124 casos, média superior a oito novos casos por dia.

A comemoração do Dia das Mães, em 10 de maio, também pode ter refletido no aumento de casos na cidade. Naquele dia, a SMS contabilizou 630 casos e, 14 dias após a data, nesse domingo, eram 983, um aumento de 353 no período.

No mesmo mês, a Capital registrou movimento intenso nos finais de semana na Orla do Guaíba, quando milhares de frequentadores ignoraram as recomendações da OMS e passearam em grupos pela região do Centro Histórico, muitos deles sem máscara.

O avanço da doença também pode ser medido pelos números registrados entre abril e maio. No dia 20 de abril, a SMS informou que havia 415 casos confirmados e, um mês depois, em 20 de maio, esse número quase dobrou, totalizando 921 diagnosticados com o novo coronavírus.