Leite descarta alterar regras de distanciamento controlado apesar do aumento de óbitos do fim de semana

Mais três regiões puderam flexibilizar atividades a partir desta segunda-feira: as de Capão da Canoa, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana

Foto: Renan Arais/Palácio Piratini

Com aumento do total de mortes durante o fim de semana – somente nesse domingo foram sete óbitos e, até a tarde desta segunda, mais sete em razão da Covid-19 – o governador Eduardo Leite destacou que o modelo de distanciamento adotado pelo Rio Grande do Sul prevê a revisão de dados mas que, agora, nenhuma regra vai ser modificada.

O modelo de distanciamento, conforme destacou o governador, busca fazer a compatibilização do modelo de distanciamento e a atividade econômica. “Estamos equalizando os dados semanalmente, e constantemente estamos com poucos leitos de UTI ocupados por pacientes confirmados com a Covid-19”, ressaltou em coletiva virtual.

O mapa do Distanciamento Controlado é revisado semanalmente. O decreto está em vigor há duas semanas e estabelece quatro níveis de risco, designados pelas bandeiras amarela, laranja, vermelha e preta.

Mais três regiões puderam flexibilizar atividades a partir desta segunda-feira: as de Capão da Canoa, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. As novas bandeiras valerão até o domingo. Até lá, as 20 regiões de monitoramento da Covid devem cumprir os protocolos de funcionamento de mais de 100 atividades econômicas, que incluem o uso de máscara e a operação de estabelecimentos com metade da capacidade.

Fronteira com o Uruguai

Em razão da morte de duas pessoas por Covid-19 em Rivera. no último fim de semana, o presidente Lacalle Pou visitou hoje na cidade, que fica na fronteira com Santana do Livramento, para analisar a situação sanitária.

Segundo o governo gaúcho, equipes das áreas de vigilância sanitária e epidemiológica vão somar esforços e ajudar, por exemplo, no rastreamento de casos do Covid, principalmente nas fronteiras entre Santana do Livramento e Rivera, Chuí (BR) e Chuy (UR), Aceguá (BR) e Aceguá (UR), Quaraí e Artigas, Barra do Quaraí e Bella Unión e Jaguarão e Rio Branco.

Em entrevista coletiva realizada nessa segunda-feira em Rivera, Lacalle Pou anunciou a suspensão do início das aulas presenciais, que haviam sido agendadas para os dias 15 e 29 de junho, além de medidas mais restritivas no comércio da cidade e de maior controle nas fronteiras, com barreiras sanitárias em pontos estratégicos, com agentes do Exército reforçando o monitoramento rodoviário.