Corredores de ônibus das avenidas Protásio Alves e João Pessoa voltam a receber reparos nesta semana

Coletivos irão realizar desvios nos trechos em obras

Foto: Cristine Rochol / PMPA

A partir desta segunda-feira, o corredor BRT da avenida Protásio Alves passará por serviços de reparo. A empresa Conpasul, executora da obra, foi notificada pela prefeitura a fazer consertos, já que o prazo de garantia previsto no contrato ainda está em vigor. O corredor foi concluído em 2016 e tem 7,5 quilômetros de extensão. Serão feitas correções nas placas de concreto nos trechos onde foram observadas rachaduras e defeitos.

Em razão das obras, a avenida Osvaldo Aranha terá bloqueio total do corredor de ônibus, entre as ruas Sarmento Leite e Ramiro Barcelos. O transporte coletivo será desviado para fora do corredor nesse trecho.

Ainda nesta semana, o corredor de ônibus da avenida João Pessoa também começará a receber nova pavimentação. A ordem de início das obras e o contrato foram assinados na sexta-feira passada. A execução dos cerca de 50% restantes da obra que estava prevista para a Copa do Mundo de 2014 foi viabilizada pela prefeitura após resolução de entraves jurídicos e financeiros. A retomada da obra cumpre recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Para a finalização, serão investidos R$ 4.168.439,03, provenientes de financiamento do Banrisul e do Município. O prazo de conclusão previsto é de doze meses.

A Sultepa é a empresa responsável por terminar os serviços de pavimentação em concreto no trecho de aproximadamente 2,2 quilômetros entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Desembargador André da Rocha. A obra começou em setembro de 2012. A previsão inicial de término era setembro de 2013. Os trabalhos pararam de ser executados em junho de 2014. Foram realizados apenas 50% dos serviços previstos. Em 2015, o consórcio de empresas responsável até chegou a corrigir parte do pavimento que apresentou defeito. No entanto, em maio de 2016, a prefeitura cancelou o contrato devido a dificuldades financeiras da contratada que passava por recuperação judicial e não cumpriu com a atualização de documentos exigida. Uma nova licitação foi lançada em setembro de 2019. Em janeiro, foi conhecido o resultado. Após atendimento das recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o contrato foi assinado e após a documentação entregue, a ordem de início foi firmada entre a empresa e a prefeitura.