Com 13 casos positivos, Prefeitura de Porto Alegre intervém em clínica geriátrica para controlar surto de coronavírus

Familiares dos idosos estão sendo contatados para que seja realizado o melhor encaminhamento de cada paciente

Foto: Ilustração / USP Imagens

A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando uma clínica geriátrica que apresenta um surto de coronavírus em Porto Alegre. Todos os 13 moradores do lar de longa permanência de idosos testaram positivo para a Covid-19. Na sexta-feira, foi identificada uma paciente com suspeita da doença. No mesmo dia foram aplicados testes em todos os idosos e profissionais da clínica geriátrica. As medidas tomadas pela prefeitura levam em consideração o fato de os idosos serem considerados de maior risco de mortalidade pelo novo coronavírus.

Os familiares dos idosos estão sendo contatados para que seja realizado o melhor encaminhamento de cada paciente. O direcionamento, conforme quadro clínico e condições dos familiares, pode ser o retorno para o acolhimento da família ou a internação em um hospital em que seja dada toda a assistência aos internos. A Secretaria orienta a população a buscar sempre instituições que possuam alvará de funcionamento emitido pela Vigilância em Saúde do município. A lista das Instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) com alvará de saúde ou em tramitação pode ser conferida no site da Secretaria.

Desde o início de abril, Instituições de Longa Permanência para Idosos, residenciais terapêuticos e comunidades terapêuticas de Porto Alegre foram notificadas pela Secretaria Municipal de Saúde sobre medidas a serem adotadas para prevenir e controlar a disseminação do novo coronavírus nos ambientes e entre os residentes e funcionários.

As normas incluem procedimentos a serem adotados para monitoramento da saúde dos residentes, além de manutenção e limpeza dos ambientes, utensílios e superfícies. Também são orientados o uso de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde e colaboradores dos estabelecimentos, além de prestar orientações e cuidados para a destinação dos resíduos, em especial diante de suspeita de infecção pelo novo coronavírus ou confirmação de Covid-19.

Situação da Covid na Capital

Porto Alegre contabiliza 30 mortes pela doença, até a manhã desta segunda-feira. Outros 983 casos da Covid-19 já foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. Desse número, 560 pacientes já são considerados recuperados da doença. A Capital registra ainda 2.558 casos suspeitos. Há 44 pacientes confirmados internados em UTIs e outros 29 pacientes, ainda suspeitos, também seguem internados em UTIs.