Shoppings registram fraco movimento no primeiro sábado após reabertura

Com as novas regras de segurança nos shoppings de Porto Alegre, administradora acredita que a retomada do público será lenta e gradual

Apesar do fraco movimento, filas se formaram nas entradas devido a medição da temperatura de todos que entram nos shoppings | Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo
Apesar do fraco movimento, filas se formaram nas entradas devido a medição da temperatura de todos que entram nos shoppings | Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

O movimento foi fraco nos shoppings de Porto Alegre na manhã deste sábado. A reabertura dos estabelecimentos foi autorizada a partir de sexta-feira (22) na cidade. A baixa circulação de pessoas contrastava com o período anterior à chegada do novo coronavírus ao Rio Grande do Sul. Os poucos clientes, os lojistas, os funcionários e os seguranças usavam máscaras e protetores faciais. A postura é uma exigência do decreto da prefeitura de Porto Alegre que libera a reabertura dos estabelecimentos.

O secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19 da Capital avaliou o retorno do funcionamento. De acordo com Bruno Miragem, a volta foi positiva. “Nossa impressão é de que as regras foram atendidas. Inclusive os próprios shoppings adotaram protocolos adicionais, como a questão do controle da temperatura”, observou à reportagem do Correio do Povo. “Não se esperava um grande movimento até por que as pessoas estão atendendo nosso chamamento de prudência para sair de casa e procurar o comércio somente em caso de necessidade”, acrescentou Miragem.

Mudança de hábito

O titular da pasta espera, inclusive, que a ida a esses locais ocorra sem “aquela ideia anterior à pandemia de passear ou se divertir”. Miragem constatou também que a maioria dos porto-alegrenses está tendo “um comportamento responsável para continuar contribuindo para o não agravamento das consequências da pandemia”.

Na opinião do secretário, trata-se do “resultado da antecipação das medidas de restrição adotadas em março”, mas sobretudo da “adesão da população”. Ele reconheceu que existem situações pontuais de maior movimento e aglomeração, mas “no geral a população tem tido um comportamento responsável de contribuição na manutenção da estabilidade dos números que crescem, mas na velocidade passível de controle”. Na operação de fiscalização nos shoppings da Capital nessa sexta-feira, nenhuma irregularidade foi percebida.

Preparação dos shoppings

A reportagem do Correio do Povo apurou como os principais shoppings de Porto Alegre vêm se preparando para a retomada das atividades. A gerente de marketing do Shopping Total, Sílvia Rachewsky, destacou as medidas adotadas, como o horário reduzido. De acordo com ela, o atendimento será exclusivo de grupos de risco entre 11h30min e 12h. “Depois até 20h fica aberto ao público em geral”, ressaltou. Os acessos ao interior do empreendimento foram limitados. “As portarias estão reduzidas. As pessoas têm a temperatura aferida por um termômetro digital e é obrigado o uso de máscaras. Dentro do shopping estamos com dispensers de álcool gel nas entradas e cancelas, além de sinalizações em diversos locais dando as instruções e conscientizando”, frisou.

O jornal também obteve posicionamento de outras empresas, como o Praia de Belas Shopping, a rede Bourbon, o Moinhos Shopping, o Porto Alegre CenterLar e as galerias comerciais dos Hipermercados Zaffari.