Movimento tranquilo nas agências da Caixa no RS para retirada do auxílio emergencial

Banco abriu as portas neste sábado para os cerca de 2,1 milhões de trabalhadores que podem receber o valor até o dia 29 deste mês

Foto: Mauro Schaefer / Correio do Povo

A Caixa Econômica Federal avaliou como “calmo” o movimento nas 45 agências gaúchas que abriram na manhã deste sábado para o pagamento do lote mais recente da primeira parcela do Auxílio Emergencial que recebem pela Poupança Social Digital. Os beneficiários do Bolsa Família que já começaram a receber a segunda parcela do auxílio nesta semana também puderam comparecer nos locais indicados. Em Porto Alegre, a tranquilidade marcou também o atendimento entre 8h e 12h. Quem chegava era imediatamente atendido.

Em todo o país estiveram funcionando 901 agências. Cerca de 2,1 milhões de trabalhadores que fazem aniversário entre maio e julho podem receber o Auxílio Emergencial até o dia 29 deste mês. A Caixa Econômica Federal fez parcerias com mais de 1,1 mil prefeituras municipais para a sinalização e organização das filas no lado externo. A triagem nas filas foi reforçada para que aqueles que não estão na data respectiva de pagamento em dinheiro não permaneçam no local.

Até a próxima terça-feira, dia 26, cerca de 31 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial recebem R$ 20,3 bilhões nas contas digitais criadas automaticamente para o público não integrante do Bolsa Família, uma antecipação dos valores do auxílio para movimentação digital, entre compras em sites credenciados para recebimento do cartão de débito virtual e pagamento de contas.

Quem deseja o saque em espécie foi estipulado um outro calendário, também escalonado por mês de aniversário, iniciando a partir do próximo dia 30. Nas datas indicadas para o saque em espécie, eventual saldo existente será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário recebeu a primeira parcela, sendo poupança Caixa ou conta em outro banco. A transferência dos valores por meio da conta poupança social digital para outros bancos só poderá ser efetuada a partir do início desse calendário de saque em espécie.