Distanciamento controlado: melhora situação de três regiões do Estado

Regiões de Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Capão da Canoa obtiveram melhoras nos indicadores e estão em risco baixo no Distanciamento Controlado

Mapa do Distanciamento Controlado tem 8 regiões em risco baixo e 12 em risco médio | Foto: Reprodução/Palácio Piratini
Mapa do Distanciamento Controlado tem 8 regiões em risco baixo e 12 em risco médio | Foto: Reprodução/Palácio Piratini

O Governo do Rio Grande do Sul atualizou, neste sábado, o mapa do Distanciamento Controlado. O decreto está em vigor há duas semanas e estabelece quatro níveis de risco, designados pelas bandeiras amarela, laranja, vermelha e preta. A partir de segunda-feira (25), três regiões do Estado poderão flexibilizar algumas medidas de restrição de atividades. As novas bandeiras valerão até o domingo (31). Até lá, as vinte regiões do Estado deverão cumprir os protocolos de funcionamento de mais de 100 atividades econômicas. O uso de máscara e o teto de operação de estabelecimentos são algumas das normas obrigatórias para toda a população.

Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Capão da Canoa se juntam às regiões de Taquara, Ijuí, Santa Rosa, Bagé e Cachoeira do Sul, que já estavam com a bandeira amarela, de risco baixo. O entorno do município da Fronteira Oeste foi o que mais avançou no período. Uruguaiana entrou no Distanciamento Controlado em risco alto, passou para médio e agora enfrenta risco baixo. A região melhorou em indicadores como redução do números de casos confirmados em UTI, redução de óbitos proporcionalmente à população e variação no número de leitos de UTI disponíveis para atender Covid-19 na região e no Estado.

Santa Cruz do Sul e Capão da Canoa

As outras duas regiões que observaram melhora, Santa Cruz do Sul e Capão da Canoa, avançaram em quesitos diferentes. No entorno do município litorâneo, as internações por síndrome respiratória aguda grave foram em número menor ou igual a cinco. Houve também redução de óbitos proporcionalmente à população e variação da quantidade de leitos de UTI disponíveis.

Já Santa Cruz do Sul e cidades vizinhas reduziram o número de internados por SRAG. A região melhorou ainda a relação de casos ativos/recuperados, aumentou o número de leitos disponíveis para pessoas com mais de 60 anos e melhorou o número de leitos de UTI.

Distanciamento Controlado em todo o RS

O Governo do Estado ainda divulgou a situação dos indicadores que regulam o Distanciamento Controlado em todo o território gaúcho. O número de internados em UTI por SRAG aumentou 7,56% no Estado entre as duas últimas sextas-feiras, de 225 para 242. Enquanto a ocupação de leitos clínicos por pacientes com Covid-19 aumentou 18,5%, caíram em 3,1% as internações em UTI. O número de leitos de tratamento intensivo aumentou de 467 para 499. Por fim, o número de mortos aumentou de 30, na semana anterior, para 34 nesta semana.

As regiões de Lajeado, Santa Maria, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas e Caxias do Sul devem permanecer sob normas mais rígidas. Todas elas seguem com a bandeira laranja.