Regiões central e Norte de Porto Alegre têm mais infectados por coronavírus

Bairros Petrópolis e Bela Vista são os com mais moradores com Covid-19 e região Sul tem menores números

Foto: Alina Souza / CP

Os bairros Petrópolis, Bela Vista, Rio Branco, Sarandi e Passo d’Areia, nas regiões Central e Norte, são os com o maior número pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Porto Alegre. Os dados foram divulgados em um mapa online da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, que mostra também a distribuição pelos territórios de atuação das unidades de saúde. Os bairros com mais moradores infectados vão de 27 casos confirmados, no Passo d’Areia, até 43, no Petrópolis. A decisão de divulgar os números mostra uma mudança de postura por parte da prefeitura, que, como mostrado pelo Correio do Povo, havia optado por não tornar as informações públicas para evitar estigmas sociais.

No mapa disponibilizado pelo Executivo, a população pode visualizar a quantidade de casos clicando em cada região da cidade ou nos nomes dos bairros e território das unidades de saúde, disponíveis em forma de lista, do menor ao maior número. Depois dos cinco bairros que têm entre 27 e 43 infectados, os locais com o maior número de casos confirmados do novo coronavírus são Mont’Serrt, com 25, Partenon e Menino Deus, 24, e Moinhos de Vento, 23. Logo na sequência estão Lomba do Pinheiro e Santana, com 21 pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

Por outro lado, oito bairros da Capital não têm moradores com a doença: Lami, Extrema, São Caetano, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Vila Conceição, Farroupilha e Anchieta. Com exceção desses dois últimos, localizados nas regiões Central e Norte, todos os outros pertencem à zona Sul. Conforme os dados disponibilizados, essa parte da cidade tem por enquanto os melhores números. Os bairros Boa Vista do Sul, Ponta Grossa, Chapéu do Sol, Lageado, Serraria e Sétimo Céu, todos na região Sul, têm, cada um, apenas um caso confirmado. Essa é a mesma quantidade dos bairros Arquipélago – região das Ilhas do Guaíba -, Coronel Aparício Borges, Agronomia, Praia de Belas, Parque Santa Fé e Farrapos.

Um total de 19 bairros podem ser considerados como intermediários, tendo entre seis a dez pessoas com a Covid-19. Camaquã, Vila Nova e Santa Maria Goretti possuem, cada um, seis moradores com a doença, enquanto Teresópolis, Glória, Santo Antônio, Jardim Botânico e Jardim Carvalho têm dez casos confirmados. Pela distribuição por territórios da Atenção Primária a Saúde, as unidades que estariam mais sobrecarregadas são IAPI, responsável pelas regiões Noroeste, Humaitá, Navegantes e Ilhas, com 73 confirmados; Santa Marta, que fica no Centro, com 104 casos; e Modelo, também na região central, com 168.

Apesar de recomendada por especialistas ouvidos recentemente pelo CP, a transparência com relação a distribuição territorial do vírus em Porto Alegre não vinha ocorrendo. Além do receio de um estigma social, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alega que aguardava a finalização da ferramenta de visualização dos dados. De acordo com a pasta, a versão final do mapa evita o pânico com determinadas regiões da cidade porque não utiliza mapa de calor e preserva informações como ruas específicas e o endereço das pessoas infectadas.