Em reunião, Weintraub defende prisão para ‘vagabundos’ e membros do STF

Ministro da Educação disse, segundo vídeo de 22 de abril, que é quem mais "leva bordoada" por defender o governo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, defendeu na reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro, em 22 de abril, que o governo pense em colocar “vagabundos” e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na cadeia e disse que o governo dialoga demais. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, afirmou.

Weintraub também disse que “apanha” e “leva bordoadas” por defender o governo. Também lembrou ser o ministro com mais processos abertos no Comitê de Ética da Presidência da República.

“A gente tá conversando com quem a gente tinha que lutar. A gente não está sendo duro o bastante contra os privilégios, com o tamanho do Estado e é o … eu realmente tô aqui de peito aberto, como vocês sabem disso, levo tiro”, disse o ministro na reunião de 22 de abril, segundo registro disponibilizado pelo STF.

Celso oficia ministros para que se manifestem

Sobre o trecho do vídeo em que Weintraub cita os integrantes do STF, o ministro Celso de Mello, que liberou a divulgação do material, determinou que todos os integrantes da Corte sejam oficiados para que, caso queiram, adotem as medidas cabíveis.

Segundo o decano, a declaração de Weitraub põe em evidência, “além do destacado grau de incivilidade e de inaceitável grosseria” do ministro, que a afirmação configura “possível delito contra a honra, como o crime de injúria”.