ATP solicita suspensão de 12 linhas de ônibus em Porto Alegre

Itinerários cabem às empresas Viva Sul, MOB, Mais e Via Leste. Para Prefeitura, atitude descumpre contrato

Foto: Ricardo Giusti/CP

A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) solicitou à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a suspensão de 12 linhas de ônibus a partir da próxima segunda-feira. Os itinerários cabem às empresas Viva Sul, MOB, Mais e Via Leste. Segundo a ATP, o sistema de transporte público, em função da pandemia de Covid-19, já vinha enfrentando dificuldades em razão da sucessiva queda no número de passageiros, o que culminou no anúncio por parte da associação, da descontinuidade do serviço por algumas empresas por tempo indeterminado.

Podem ser atingidas as linhas 361 CEFER, 255 Caldre Fião, 718 Ilha da Pintada, 705 2 Aeroporto / CEASA, B09 Aeroporto / Indústrias / Iguatemi, 654 Educandário Petrópolis, 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso, 525 Rio Branco / Anita / Iguatemi, 282 Cruzeiro do Sul, 282 1 Pereira Passos, 289 Rincão / Via Oscar Pereira, 2843 B.Velho (S.Francisco) / Rincão / Betão até Azenha.

Para Prefeitura, atitude descumpre contrato

De acordo com a Prefeitura, a atitude é um descumprimento de contrato e cabe às empresas manter a operação. “As empresas não podem tomar uma medida de forma unilateral. Vamos manter a posição de exigir a continuidade e, ao mesmo tempo, estamos preparando alternativas para uma possível interrupção do transporte, inclusive com apoio do Exército”, explica o prefeito Nelson Marchezan Jr.

Com as medidas de isolamento social, a redução na demanda nos últimos dois meses chegou a 80% do que era transportado em um dia útil antes do começo da pandemia. A EPTC analisa diariamente a demanda para adequar a oferta de transporte.