Termina nesta quinta primeira etapa de pesquisa com testes de Covid-19

Pesquisa da UFPel sofreu atraso em razão de problemas enfrentados por entrevistadores em quase um terço dos municípios do roteiro

Foto: Daniela XU/UFPel

Será encerrada, às 20h desta quinta-feira, a coleta de dados da pesquisa de Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional (Epicovid-19). O levantamento é liderado pela Universidade Federal de Pelotas, em parceria com o Ministério da Saúde e o Ibope. Em 133 cidades de todo o país, 33 mil pessoas são entrevistadas e testadas para a doença causada pelo novo coronavírus.

A primeira etapa do estudo deveria ter sido concluída no último domingo (17). No entanto, uma série de intercorrências atrasou o processo. Em pelo menos 42 municípios houve problemas envolvendo a falta de autorização por parte de prefeituras. Muitos entrevistadores sofreram agressões de populares e prisões, acusados de furar a quarentena. Em algumas localidades, o material de testagem foi recolhido por policiais.

Cronograma da pesquisa

Os resultados da primeira leva de testes devem ser conhecidos até o final da tarde desta sexta-feira (22). O prazo pode ser alterado em caso de necessidade. Nas próximas etapas, o objetivo será alcançar 100 mil pessoas examinadas. O teste rápido detecta a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgC (de infecção mais antiga) a partir de amostras de sangue coletadas. As coletas estão marcadas para acontecer entre 28 e 29 de maio e 11 e 12 de junho. A pesquisa pioneira começou a ser feita em âmbito estadual, com a realização de 4,5 mil testes por etapa no Rio Grande do Sul.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile