Receita libera nesta sexta consulta ao 1º lote de restituições do IR 2020

Depósito ocorre no dia 29

Foto: Agencia Senado / CP Memória

A Receita Federal anunciou, nesta quinta-feira, que vai liberar, a partir das 9h desta sexta-feira, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2020. O pagamento está programado para 29 de maio.

De acordo com a Receita, a iniciativa busca mitigar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

O órgão vai realizar o pagamento para 901.077 contribuintes, totalizando o valor de R$ 2 bilhões. O primeiro lote contempla contribuintes com prioridade legal, sendo 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 entre 60 e 79 e 57.631 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Historicamente, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho. Também vai haver redução do número de lotes de sete para cinco. Dessa forma, a conclusão do pagamento de restituições, referentes às declarações que não tenham apresentado inconsistências, ocorre no mês de setembro.

Apesar da prorrogação do prazo de entrega da declaração para junho de 2020, o cronograma dos lotes de restituição segue mantido. Assim, pela primeira vez, as restituições começarão a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

A partir de agora, o pagamento da restituição vai ocorrer no último dia útil do mês. Normalmente, os depósitos eram feitos no dia 15 de cada mês.

A Receita Federal recebeu até esta quarta-feira, 14,7 milhões de um total de 32 milhões previstas, o que significa que mais da metade dos contribuintes ainda não enviaram a declaração. O prazo, ampliado em dois meses, termina em 30 de junho.

“É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, disse Joaquim Adir, supervisor nacional do IR.