Cidade com 2 mil habitantes adota parâmetros de bandeira preta após surto de Covid no RS

Benjamin Constant teve 14 casos positivos de coronavírus entre agentes de posto de saúde

Foto: Prefeitura de Benjamin Constant do Sul / Divulgação

A Prefeitura do município de Benjamin Constant do Sul, com 2,2 mil habitantes, no Norte gaúcho, decidiu tomar medidas mais rígidas de combate ao novo coronavírus após confirmar que os exames de 14 profissionais que atendem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tiveram resultado positivo. Entre eles, há três médicos e três técnicos de Enfermagem. “Temos 14 casos confirmados e 32 suspeitos, todos afastados das funções, isolados e com sintomas leves”, informou a secretária de Saúde, Nataliê Nazari.

Ela disse que, inicialmente, uma médica testou positivo e, depois, os demais servidores do mesmo local. Por isso, a Prefeitura, orientada pelo Ministério Público de São Valentim, decidiu adotar os parâmetros da bandeira preta na classificação de risco pelo decreto estadual. Segundo ela, permanecem funcionando apenas supermercados, unidades de saúde e um posto de combustível. “As demais atividades foram suspensas por 15 dias, inicialmente, até podermos avaliar toda a situação, já que esse surto surgiu de forma repentina e precisamos ampliar a testagem das pessoas”, acrescentou a secretária.

O promotor de Justiça de São Valentim, Adriano Luís de Araújo, disse que, diante do surto, tornou-se necessária a adoção de medida rígida e imediata para conter a circulação do vírus e preservar a saúde dos moradores.

O Comitê do Coronavírus tomou a decisão após ouvir o promotor e representantes da comunidade, do comércio, da indústria e da segurança pública.

“Temos uma população de 2,2 mil habitantes e metade mora em uma aldeia indígena, o que nos preocupa ainda mais e nos leva a ter o máximo de cuidado”, salientou Nataliê.

Para suprir a carência de médicos, um profissional liberal dá atendimento à população. A previsão é de que na próxima segunda-feira a médica que havia testado positivo anteriormente volte a atender na UBS.