Celso de Mello chama de “bolsonaristas fascistoides” homens que ameaçaram juízes

Decano do STF relatou que autores revelaram "face criminosa de quem abomina a liberdade"

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, classificou como “bolsonaristas fascistoides, além de covardes e ignorantes” os dois homens que foram presos nesta quinta-feira por ameaçar de morte juízes, promotores e procuradores do DF.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, um e-mail disparado a membros do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios dizia que o “o Brasil chegou a um ponto onde não é mais possível resolver os problemas através da razão e do bom senso. Por esse motivo, a partir de agora, serão resolvidos através da execução do Estado de Sítio”.

“Por isso, convocamos a população para matar em legítima defesa de si mesmo e da pátria políticos, juízes, promotores, chefes de gabinetes, assessores, parentes, amigos, protetores, e demônios de toda sorte”, prosseguia o texto.

Para Celso de Mello, os autores das ameaças revelaram “a sua face criminosa, própria de quem abomina a liberdade e ultraja os signos da democracia”. As declarações do ministro foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

Celso é o relator do inquérito que investiga as acusações levantadas pelo ex-ministro Sérgio Moro de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na PF. O TJ-DF acionou a Polícia Civil do DF, que prendeu duas pessoas na manhã desta quinta-feira. De acordo com a polícia, a dupla afirmou receber auxílio para a impressão de materiais e aluguel do escritório alvo da operação, mas não informou nomes.