Trump revela que vem tomando hidroxicloroquina há 10 dias

"Por enquanto estou bem. E o que tenho a perder se tomar?", questionou.

Presidente dos EUA, Donald Trump usou o Twitter para se manifestar | Foto: Jim Bourg/Reprodução/ABr
Foto: Jim Bourg / Reprodução/ABr

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que vem tomando preventivamente uma mistura de hidroxicloroquina e zinco há cerca de dez dias, mesmo sem sintomas de Covid-19, e que está “se sentindo bem”.

Em uma coletiva na Casa Branca, Trump afirmou que toma uma pílula por dia. Ele também revelou que se submete a testes para detectar o coronavírus quase que diariamente, com resultado sempre negativo. “Por enquanto estou bem. E o que tenho a perder se tomar?”, questionou.

O presidente norte-americano disse não acreditar que tenha sido exposto ao coronavírus, mesmo com relatos de diversos assessores da Casa Branca que já tiveram testes positivos para a doença.

A postura de Trump contraria as recomendações da própria entidade que controla a regulamentação de alimentos e medicamentos nos EUA, a FDA. Um relatório publicado em abril adverte para o uso indiscriminado da hidroxicloroquina, fora do ambiente hospitalar ou para um teste clínico, pelo risco de acarretar em arritmia cardíaca.

Além disso, segundo outro estudo, publicado também em abril no International Journal of Rheumatic Disease, não há indícios suficientes de que esse remédio possa ser tomado como forma de prevenção à Covid-19.

País é o mais afetado do mundo

Enquanto isso, também nesta segunda-feira, os EUA, país mais afetado pela pandemia de Covid-19, ultrapassaram a marca de 1,5 milhão de casos confirmados da doença e de 90 mil mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.