Distanciamento controlado: Lajeado melhora e Uruguaiana piora

Decreto do Distanciamento Controlado prevê níveis de risco em quatro bandeiras no Estado: amarela, laranja, vermelha e preta

Mapa do distanciamento controlado foi atualizado pelo Governo do RS | Foto: Divulgação/Palácio Piratini
Mapa do distanciamento controlado foi atualizado pelo Governo do RS | Foto: Divulgação/Palácio Piratini

O Governo do Rio Grande do Sul atualizou a situação das 20 regiões monitoradas  no decreto de Distanciamento Controlado. O texto regulamenta o controle no Estado em relação à pandemia de Covid-19. No mapa das bandeiras, a região de Lajeado deixou o nível vermelho para ingressar no laranja. Isso significa que as medidas de restrição podem ser flexibilizadas. Por outro lado, a região de Uruguaiana apresentou piora nos números e pulou da bandeira amarela, a mais leve, para a laranja. As novas medidas para ambas as regiões passam a valer a partir de segunda-feira (18).

As situações das duas localidades foram as únicas mudanças observadas desde o último sábado (09), quando o quadro fora atualizado pelo Palácio Piratini. As demais regiões do Rio Grande do Sul seguem em níveis de risco baixo ou médio. O Estado fechou o dia com 138 óbitos.

Situação de Lajeado

Em Lajeado e municípios vizinhos, se observou a queda na curva de casos da doença causada pelo novo coronavírus. A taxa de infectados passou de um ritmo de 20% de aumento semanal para 17%. A melhora também se deu no número de pessoas internadas em UTIs, que registrou baixa de 7%.

Na bandeira laranja, devem ser cumpridas as regras obrigatórias para todo o Estado, como uso de máscara, limite de ocupação de estabelecimentos e distanciamento entre as pessoas. As medidas específicas para o nível de alerta variam de acordo com o setor da economia. Neste sábado, o Fórum de Lajeado autorizou a reabertura do frigorífico Minuano, mas impediu as operações da BRF.

Distanciamento controlado nas demais regiões

Já em Uruguaiana, a evolução do risco baixo para o risco médio é explicada pela confirmação de quatro casos na região. A soma, até semana passada, era de três ocorrências. Nesta semana, no entanto, o número subiu para sete.

Além de Lajeado e Uruguaiana, estão na faixa laranja as regiões de Santa Maria, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. As regiões de Taquara, Ijuí, Santa Rosa, Bagé e Cachoeira do Sul se encontram em situação menos grave e se encaixam na bandeira amarela no painel do Distanciamento Controlado.