Prefeitura da Capital reforça viagens de ônibus após aumento de passageiros

Maior parte das linhas de ônibus com frequência ampliada pela Prefeitura de Porto Alegre atende bairros da Zona Norte da cidade

EPTC registrou aumento de 11% na circulação de passageiros | Foto: Cristine Rochol/PMPA
Medidas foram tomadas para diminuir a circulação das pessoas para tentar frear avanço da Covid-19 no RS | Foto: Cristine Rochol/PMPA

Aumentou a circulação de passageiros nos ônibus de Porto Alegre na última semana. Estimativas da Prefeitura mostram que o número cresceu de 235 mil pessoas para 262 mil, um incremento de 11%. Para dar conta da demanda, a administração decidiu aumentar também o número de viagens na cidade.

De acordo com a EPTC, as linhas que terão mais ônibus circulando são: B02 (Leopoldina/Aeroporto), B55 (Protásio/Humaitá), 662 (Rubem Berta), 762 (Rubem Berta/Sertório), 862 (Rubem Berta/Cairú), A24 (São Borja/Triângulo), D73 (Diretão via Fernando Ferrari), 255 (Caldre Fião), 436 (Jardim Ipê) e 438.2 (Santana/Jardim Botânico).

Maior capacidade nos ônibus

Para garantir o limite de passageiros nos veículos, as linhas 398 (Pinheiro) e R31 (Rápida Bento) passaram a operar algumas viagens com veículos articulados. Desde a ultima segunda-feira (4), algumas linhas da Zona Sul também contam com a oferta dos ônibus articulados, que têm maior capacidade de transporte.

A Prefeitura afirma que o potencial de transporte foi ampliado na semana anterior, após a obrigatoriedade do uso de máscaras nos coletivos. A medida também deu permissão para que passageiros circulem em pé dentro dos ônibus. Os usuários podem consultar as novas tabelas horárias no site da EPTC, no aplicativo do Tri e nos telefones 156 e 118.