Campanha que vai beneficiar trabalhadores da Cultura recebe doações a partir desta quinta no RS

Das 898 famílias que receberão os donativos, 343 vivem em Porto Alegre

Foto: Solange Brum/Ascom Sedac

A Secretaria Estatual de Cultura (Sedac) arrecada, a partir desta quinta-feira, alimentos não perecíveis, fraldas e produtos de higiene e limpeza a serem entregues a famílias de trabalhadores da cultura de todo o Rio Grande do Sul. Das 898 famílias que receberão os donativos, 343 vivem em Porto Alegre. Devem ser beneficiadas pelo menos 26 famílias ligadas a circos de lonas itinerantes, que pararam de operar em função da pandemia de coronavírus.

O ponto de coleta da campanha “Ventos de solidariedade na Travessa dos Cataventos” vai ser o passeio que dá acesso à Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre. As doações podem ser feitas diariamente, até 21 de maio, das 11h às 16h. Alguns kits contarão com livros doados pela Biblioteca Pública do Estado (BPE) e pelo Instituto Estadual do Livro (IEL).

O cadastramento dos profissionais da cultura, que ocorreu durante o mês de abril, engloba 12 Colegiados Setoriais – Artes Visuais, Audiovisual, Artesanato, Culturas Populares, Circo, Diversidade Linguística, Dança, Livro, Memória e Patrimônio, Museus, Música e Teatro. Segundo a Sedac, a Assessoria Técnica da Pasta elaborou o levantamento, com a participação do Sistema Estadual de Cultura.