Leite: “é difícil enxergar o retorno seguro ao futebol” neste momento

Governador também frisou que é "praticamente impossível" prever como as coisas estarão daqui a dois meses

Foto: Reprodução / CP

A Federação Gaúcha de Futebol entregou, nesta terça-feira, ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, uma proposta de protocolo de segurança para a retomada do Campeonato Gaúcho 2020. Leite afirmou que ele e a equipe vão avaliar o material apresentado pela FGF, mas, ressaltou que “é difícil enxergar, neste momento, o retorno seguro ao futebol”. O governador trabalha em novas medidas do distanciamento controlado para um novo decreto, que vai ser publicado nesta sexta.

“O Campeonato Estadual necessita de uma regra uniforme, e nosso novo protocolo não está baseado na uniformidade, mas sim, pela regionalização. Cada região ganha uma bandeira, e cada região precisa obedecer um protocolo de acordo com sua situação. Isso gera desigualdade e gera falta de uniformidade, o que prejudica as condições de se fazer o campeonato”, reiterou o governador.

Leite também salientou, ainda, que não é possível sinalizar o retorno do Campeonato Gaúcho porque o torneio pode levar dois meses para ser finalizado e é “praticamente impossível” prever como as coisas estarão daqui a dois meses. “Nosso distanciamento controlado, não é uma flexibilização e nem um afrouxamento, ele é uma regra, e pode para ser mais rigoroso ou menos restritivo, o que determina isto são os dados de cada uma das regiões e qualquer retorno pode ser futuramente interrompido”.

O governador também informou que qualquer volta das partidas deve ser feita sem público. O retorno dos torcedores, só vai ser possível no pós-pandemia.