Feriado do Dia do Trabalho altera serviços em Porto Alegre

Supermercados da Capital só podem abrir se tiverem realizado acordos coletivos com participação do sindicato empresarial

bancos
Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

O feriado do Dia do Trabalho, celebrado nesta sexta-feira, altera o funcionamento de alguns serviços em Porto Alegre. Em função da pandemia de Coronavírus, muitos estabelecimentos já estão com as portas fechadas.

Dos serviços inclusos no decreto como essenciais, os supermercados da Capital só podem abrir se tiverem realizado acordos coletivos com participação do sindicato empresarial. No entanto, as maiores redes devem abrir.

Comerciantes podem abrir com funcionários se tiverem feito a opção pelo trabalho em feriados e se estiverem contemplados como prestadores de serviço essencial.

Os bancos não abrem. Contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) e carnês com vencimento marcado para essa data podem ser pagos no próximo dia útil sem incidência de multa.

No transporte, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que os ônibus circulam com operação semelhante à que foi realizada no último domingo, 26, com 35% de oferta em relação ao domingo considerado típico, antes da pandemia. Parte das linhas operam somente nos horários de pico da manhã (das 5h às 9h) e da tarde das (16h às 19h), enquanto horários noturnos serão suspensos em linhas que transportam número reduzido de passageiros por viagem. Outras 65 linhas são desativadas nestes dias.

A Trensurb informou que vai operar com tabela horária de domingo, com intervalos de 30 minutos. O transporte hidroviário por catamarã, que faz o trajeto Porto Alegre-Guaíba, não funciona nos feriados durante a pandemia.