Vereador propõe flexibilizar prática do futebol amador em Porto Alegre em meio a pandemia

Matéria autoriza jogos em campos públicos como Ararigboia, Redenção e Marinha do Brasil

Foto: EBC

O vereador Luciano Marcantonio (PTB) protocolou, nesta quarta-feira, na Câmara de Porto Alegre, um projeto de lei que visa flexibilizar a prática do futebol amador em meio à pandemia de Covid-19. O texto autoriza a retomada de partidas em campos de várzeas ou quadras privadas de futebol de salão ou campo. A matéria autoriza jogos amadores em campos públicos como Ararigboia, Redenção e Marinha do Brasil, contrariando as políticas de isolamento social adotadas pela Prefeitura no enfrentamento do novo coronavírus.

Marcantonio explica que protocolou a proposta após ter recebido pedidos de clubes, atletas e empresários do ramo. Ele adverte que, para garantir a retomada do futebol amador, medidas de segurança devem ser adotadas para evitar o contágio. Dentre as normas, a disponibilidade de uma pia com água potável e sabão, álcool em gel, restringir uso comum de sete atletas por vez nos vestiários e tornar obrigatório o uso de máscaras em trabalhadores de quadras esportivas privadas, por exemplo. O texto prevê que cabe à Guarda Municipal fiscalizar o cumprimento das orientações.

O parlamentar deixa claro que o projeto não autoriza a prática de futebol como lazer nas pracinhas da cidade. “Criança jogando bola na praça não é futebol amador”, comparou. No entanto, Marcantonio relativiza os questionamentos sobre o risco de contágio durante uma partida real de futebol, onde o contato ou a proximidade de pessoas é inevitável.

“O vírus ainda está sendo estudado, ninguém sabe como é o contágio. É muito relativo saber o que contamina e o que não contamina. Minha opinião é de que devemos preservar as pessoas do grupo de risco como idosos e doentes crônicos. Mas, para quem está em plena atividade e fora do grupo de risco considero que chegou o momento de começarmos a flexibilizar. O esporte amador também precisa ter o seu espaço”, explica.

O vereador do PTB também considera que o texto caminha no mesmo sentido de retomada de outras atividades na cidade como já ocorreu com a construção civil e a indústria.