MP analisa fechar frigoríficos em Lajeado para conter avanço do coronavírus

Município é o terceiro em número de mortes no RS, com 100% dos leitos ocupados em UTI

Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

O Ministério Público em Lajeado avalia a possibilidade de fechar os dois frigoríficos do município, no Vale do Taquari, para conter o avanço do novo coronavírus. O município é 3º na lista com maior número de mortes pela doença até o momento, com 100% dos leitos ocupados na UTI do Hospital Bruno Born.

O promotor Sérgio Diefenbach salienta que três focos devem ser analisados no município com relação ao combate à Covid-19: os frigoríficos da BR Foods e da Minuano, considerados disseminadores do vírus, neste momento; os decretos de isolamento e distanciamento social e a capacidade hospitalar da região.

Conforme o promotor, o último decreto do prefeito Marcelo Caumo, que liberou o acesso e a abertura de serviços não essenciais, compromete a meta de achatar a curva de contaminação e de mortes em Lajeado. De acordo com Diefenbach, as atitudes tomadas até o momento não foram suficientes.

Inicialmente, o MP procurou o Executivo para mudar o regramento de convívio social. De acordo com o promotor, no entanto, o prefeito sinalizou apenas com alterações para feriados e finais de semana (a partir da sexta-feira, 1º de maio).

Diefenbach explica que ainda não ajuizou a ação porque ainda aguarda o novo decreto estadual sobre isolamento controlado e o relatório da última vistoria realizada nos frigoríficos pelo Ministério Público do Trabalho, junto da Vigilância Municipal. O resultado deve embasar a decisão sobre a necessidade de fechar as unidades ou apenas reduzir o quadro de pessoal.

“Não queremos tomar decisões radicias, quero apenas ajudar o município e as pessoas. Afinal, estamos com 100% da capacidade dos leitos de UTI ocupados. Os frigoríficos não são os únicos culpados, mas sabemos que lá dentro há focos de contaminação”, completou o promotor.