Vacinação contra a gripe segue em farmácias e unidades de saúde da Capital

Serão 45 farmácias e 40 unidades de saúde com doses da vacina contra gripe disponíveis nesta segunda

vacina farmácias postos unidades de saúde
Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Os grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra a gripe terão 45 farmácias parceiras da prefeitura e 40 unidades de saúde com doses nesta segunda-feira em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde atualiza os locais aqui.

Crianças com doenças crônicas devem se vacinar somente nas unidades de saúde, para seguir o acompanhamento e avaliação do calendário vacinal. Os demais públicos podem escolher onde preferem se vacinar.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis – como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e cardíacas -, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo fazem parte do grupo prioritário da segunda fase da campanha, iniciada dia 16. No momento da vacinação, doentes crônicos devem apresentar identidade e documento médico que comprove a comorbidade (pode ser receita médica). Trabalhadores do público-alvo devem apresentar identidade funcional.

Idosos e trabalhadores de saúde que ainda não compareceram aos locais de atendimento podem se vacinar até o dia 22 de maio, data de término da campanha. Já povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa e população privada de liberdade possuem esquema diferenciado de vacinação.

Dados gerais da vacinação até 24 de abril

Idosos – 218.716

Trabalhadores de saúde – 93.719

Doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) – 30.840

Forças de segurança e salvamento – 5.356

Trabalhadores do transporte coletivo – 2.208

Caminhoneiros – 447

Portuários – 187

Povos indígenas – 450

População privada de liberdade – 529

Funcionários do sistema prisional – 476