RS vai impor normas a indústrias após surto de Covid-19 em frigorífico de Passo Fundo

SES vai emitir, ainda sem data definida, uma nova nota técnica sobre surtos listando regras mais rígidas, especialmente, a instituições de longa permanência

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul deve apresentar ao Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19, nesta terça-feira, uma minuta de portaria que pretende normatizar as relações nas indústrias gaúchas, especialmente no setor frigorífico. A determinação ocorre após a Secretaria Estadual de Saúde (SES) identificar a origem de um surto de coronavírus surgido na planta da fabricante de alimentos JBS em Passo Fundo, no Norte gaúcho.

Em uma segunda reunião, no fim da tarde de amanhã, o governo vai discutir a situação dos frigoríficos diretamente com o setor industrial. Conforme a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o encontro deve pautar a circulação de pessoas, o transporte, a chegada dos funcionários na empresa e os cuidados em refeitórios, por exemplo.

Além disso, a SES vai emitir, ainda sem data definida, uma nova nota técnica sobre surtos listando regras mais rígidas, especialmente, a instituições de longa permanência. Pelo menos um lar de idosos, também em Passo Fundo, já teve contaminação em massa identificada.

Apesar de a medida não integrar o planejamento estadual de combate à Covid-19, o governador Eduardo Leite não descartou, hoje, a possibilidade de transferir pacientes da doença, de regiões onde o sistema de saúde esteja saturado, para hospitais com leitos à disposição. Entretanto, destacou que o governo trabalha para a implantação de vagas em hospitais de diversas regiões, já que a locomoção de pacientes de Covid é considerada complexa.

Para a cidade de Passo Fundo e a região dos Vales, que Leite cita como as mais “delicadas” do ponto de vista epidemiológico, o governador admite antecipar medidas previstas no Distanciamento Controlado. Até o momento, não há uma previsão exata de quando o novo modelo de distanciamento vai ser substituído pelo atual. Entretanto, o governo estadual espera que até maio o estado faça a transição. O nível de restrição vai levar em conta a avaliação técnica de cada uma das 21 regiões.

As informações foram repassadas à imprensa em Santa Maria. Minutos antes da coletiva, o governador Eduardo Leite visitou o Hospital Regional do município, que vai ter a capacidade de atendimento ampliada com a implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até então, a instituição dispunha apenas de serviços ambulatoriais, de baixa complexidade.