Covid-19: ainda sem encontrar infrações, agentes já fiscalizaram 110 asilos em Porto Alegre

Dez casas geriátricas foram fiscalizadas, nesta segunda-feira, sem interdições ou autuações

A Prefeitura de Porto Alegre prossegue, nesta segunda-feira, a fiscalização de asilos e casas geriátricas da cidade a fim de verificar o cumprimento das orientações de contenção do coronavírus. Sem encontrar nenhuma infração até o momento, a operação Esforço Concentrado Covid-19 acontece desde 6 de abril e já vistoriou 110 estabelecimentos dos 227 que existem na cidade. A ação preventiva tem como foco o combate aos surtos isolados do coronavírus nesses locais, já que são espaços que reúnem pessoas do grupo de risco.

“Importante destacar que não registramos interdições ou autuações até o momento, o que demonstra o compromisso dos estabelecimentos com a saúde e a segurança de seus pacientes”, destaca o titular da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leonardo Hoff.

Nesta segunda-feira, foram verificados dez asilos e casas geriátricas nas regiões do Centro Histórico, na zona Sul e no bairro Menino Deus, entre eles o Asilo Padre Cacique. O objetivo também é orientar os funcionários desses locais, de forma a evitar possíveis surtos de coronavírus. Casos em desacordo podem ser denunciados pelo telefone 156, lembra o diretor de Fiscalização da SMDE, Denis Carvalho.

Segundo a SMDE, os agentes conferem o atendimento de itens como higienização contínua, disponibilização de álcool gel, manutenção de circulação com janelas e portas abertas, funcionamento com equipes reduzidas e lotação sem exceder 50% da capacidade máxima, conforme previsto no alvará de funcionamento. A atuação se baseia em determinações do decreto 20.534 e do Código Municipal de Saúde.

Responsável pela Geriatria Nossa Senhora Aparecida, o administrador Igor Cardoso Zolotow salienta que os trabalhadores fazem uso de de máscaras e luvas e confirmou que seguem suspensas as visitas de familiares. “Fazemos chamadas de vídeo ou colocamos os vovôs em cadeira de roda e levamos para rua, onde os familiares podem vê-los, mas sem proximidade. Até o momento não temos nenhum caso suspeito, mas temos também um quarto reservado para isolamento, caso seja necessário”, acrescentou.

As vistorias envolvem, além da Diretoria de Fiscalização da SMDE, agentes do Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).