André Mendonça aceita convite e vai ser o novo ministro da Justiça

Proposta ocorreu na manhã desta segunda; Nomeação deve ser publicada no Diário Oficial de terça-feira

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O advogado-geral da União, André Mendonça, aceitou, nesta segunda-feira, o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no lugar de Sérgio Moro. A nomeação para o cargo vai ser publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (28).

O ex-titular da Pasta pediu demissão na última sexta-feira após a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo. Outro nome cotado para substituir Moro era o do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge de Oliveira.

Com o aceite para o cargo, o comando da AGU deve ficar com o atual procurador-geral da Fazenda Nacional, José Levi Mello do Amaral Júnior.

Bolsonaro convidou Mendonça na manhã desta segunda-feira, em reunião da qual também participaram Oliveira e Amaral Júnior.

Com a definição do novo ministro da Justiça, Bolsonaro deve confirmar a escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal. O delegado de carreira e atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, é apontado como o nome preferido para o posto.