Prefeitura recomenda uso de máscaras dentro do transporte coletivo em Porto Alegre

Fiscalização irá orientar população e profissionais do setor; Decreto não prevê multa a quem descumprir recomendação

Foto: EPTC / Divulgação

O novo decreto publicado nessa quarta-feira pela Prefeitura de Porto Alegre trouxe uma recomendação aos usuários e operadores do transporte coletivo. A partir desta quinta-feira, todos os passageiros, motoristas e cobradores devem utilizar máscaras dentro dos ônibus.

No decreto não há nenhum tipo de penalização para quem não usar o equipamento de proteção. Ou seja, ninguém receberá multa ou estará proibido de ingressar no ônibus sem a máscara. Entretanto, a orientação seguirá sendo para que todos utilizem como medida de prevenção ao coronavírus.

A partir de hoje, equipes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estarão circulando a fim de orientar a população e trabalhadores das empresas de transporte público sobre a nova recomendação. Ainda de acordo com a EPTC, após um período de adaptação será proibida a entrada dos passageiros sem máscara. O serviço de limpeza e higienização dos coletivos seguirá sendo realizado.

O decreto também autorizou o trânsito de passageiros em pé, num limite máximo de dez nos ônibus comuns e 15 nos articulados.