Vacina da gripe pode ser encontrada em 45 farmácias e 27 postos da Capital, nesta quarta

Crianças com doenças crônicas devem se vacinar somente nas unidades de saúde

Quarenta e cinco farmácias parceiras da Prefeitura e 27 unidades de saúde possuem doses de vacina contra a gripe e vão atender o público-alvo da segunda fase da campanha nesta quarta-feira em Porto Alegre.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis – como respiratórias e cardíacas, diabetes e hipertensão -, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo fazem parte do grupo prioritário da fase atual, iniciada em de 16 abril.

Crianças com doenças crônicas devem se vacinar somente nas unidades de saúde, para seguir o acompanhamento e avaliação do calendário vacinal. Os demais grupos prioritários podem escolher onde preferem se vacinar, se nas farmácias ou em postos de saúde.

Veja onde há destoques da vacina

Idosos e trabalhadores de saúde, que faziam parte da primeira fase da campanha mas ainda não se imunizaram, podem buscar as doses até 22 de maio, data de término da campanha nacional.

Povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa e população privada de liberdade possuem esquema diferenciado de vacinação.

Fique atento

No momento da vacinação, doentes crônicos devem apresentar identidade e documento médico que comprove a comorbidade (pode ser receita médica). Trabalhadores do público-alvo devem apresentar identidade funcional.

A alta procura pela vacina pode provocar desabastecimento momentâneo nos locais de atendimento. Para evitar deslocamentos desnecessários, é importante consultar onde há estoque disponível.