Governo lança Plano para isolar até 1,2 mil presos caso Covid contamine sistema penitenciário no RS

Nenhum caso da doença se confirmou entre presos gaúchos até o momento

Foto: Ugeirm Sindicato / CP

Apesar de não ter registro de presos contaminados pelo novo coronavírus em penitenciárias gaúchas, a Secretaria da Administração Penitenciária lançou, nesta segunda-feira, um Plano de Contingência. Em transmissão ao vivo por uma rede social, o secretário Cesar Faccioli informou que foram criadas 1.190 vagas de isolamento dentro das unidades prisionais, para “contemplar os piores cenários”, caso se confirmem.

“Não temos confirmação de nenhum caso de pessoa presa com coronavírus. Apenas um agente, que não contraiu a doença dentro do sistema prisional. A situação está, sim, sob controle”, disse Faccioli.

Entre as ações previstas no plano, sem data de encerramento definida, a estipulação de áreas de triagem na entrada de todos os estabelecimentos prisionais, que deve contar com um pedilúvio (caixa com esponja embebida em uma solução desinfetante para higienizar os pés). As casas deverão contar com áreas de isolamento para novas pessoas presas assintomáticas e para os já presos sintomáticos sem gravidade.

Conforme Faccioli, está em andamento um projeto de adequação de Unidades Básicas de Saúde para serem utilizadas por pessoas sob custódia. Em Caxias do Sul, por exemplo, uma UBS poder atender cerca de 500 pessoas. Também vai ser criada uma Patrulha de Desinfecção e Conscientização, com cinco equipes para orientar e conscientizar os servidores penitenciários e pessoas presas sobre protocolos de saúde. A ação também deve servir para controle sanitário e desinfecção dos locais.

O plano prevê a construção de oito tendas para atendimentos de presos em cidades como Ijuí, Venâncio Aires, Charqueadas e Pelotas. A Secretaria cogita, ainda, a utilização de prédios públicos inativos para o tratamento de presos, se necessário.