Brasil contabiliza um preso morto e outros 54 infectados pela Covid-19

Depen ainda registra 181 suspeitas em investigação

Foto: Agência Brasil

O Rio de Janeiro registrou, nesta sexta-feira, a primeira morte atribuída à Covid-19 no sistema carcerário brasileiro. Além desse óbito, o país teve outros 54 casos confirmados e monitora 181 suspeitas de coronavírus, conforme dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Conforme os dados oficiais, o Rio de Janeiro não teve outras ocorrências, além da que resultou em morte. Em presídios de outros 10 estados há casos de suspeita de Covid e, em cadeias de sete unidades da Federação, a confirmação de pelo menos um caso.

Ainda de acordo com os números do Depen, o Distrito Federal é o que soma mais casos confirmados (38), e a terceira unidade federativa com mais casos suspeitos (38 também). Minas Gerais, com 48 possíveis contaminados pelo novo coronavírus, é o estado com maior número de suspeitas, seguido de São Paulo, com uma a menos. Os presídios paulistas ainda tiveram quatro confirmações.

No Norte do país, três Estados notificaram situações relacionadas ao coronavírus no sistema prisional: o Pará, com 10 suspeitas e quatro confirmações; Roraima, com quatro casos e quatro suspeitas, e o Acre, com seis presos ainda esperando laudo.

Na região Nordeste não há nenhum caso confirmado, mas existem dois suspeitos em Pernambuco e outro no Ceará. No Sul, existem 21 suspeitas no Rio Grande do Sul e outras cinco, além de um caso confirmado, em Santa Catarina.