Detentos já conseguem falar com parentes sem visita presencial em três penitenciárias do RS

Medida é alternativa em meio à pandemia de coronavírus

Foto: Divulgação/Susepe

Três penitenciárias do Rio Grande do Sul iniciaram a visita virtual de familiares de presos, em meio às medidas de contenção à pandemia de coronavírus. O projeto-piloto, desenvolvido pela Secretaria da Administração Penitenciária e pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), busca reduzir o impacto do afastamento social, recomendado para evitar que o vírus se dissemine no sistema carcerário.

A Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), primeira casa prisional a passar pela experiência, agendou conversas virtuais de 10 minutos de oito famílias com os presos, no parlatório do complexo, ainda na segunda-feira passada.

Já na Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa), os apenados da cozinha administrativa e da geral conseguiram conversar com familiares pelo telefone. Agentes penitenciários e uma psicóloga acompanharam o procedimento. Conforme a direção da Pepoa, 260 apenados já se inscreverem para fazer o mesmo.

Já no Complexo Penitenciário de Canoas, a interação virtual entre presos e familiares ocorrem via “televisita”. Conforme a diretora da unidade prisional, Magda Pires, todos os apenados terão a oportunidade de conversar com familiares através desse recurso, que usa o aplicativo Skype.