Cinco hospitais notificaram 2/3 dos Casos de Covid-19 em Porto Alegre

Aplicativo desenvolvido pela Ufrgs monitora lotação das UTIs com dados fornecidos pelas casas de saúde

UFRGS Coronavírus
Reprodução.

Cinco hospitais de Porto Alegre notificaram cerca de 2/3 das confirmações de Covid-19, até o momento. É o que revela o mapa mais recente do aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal o Rio Grande do Sul (Ufrgs) que monitora as internações em função da doença com base em informações repassadas pelas casas de saúde. Embora defasado em relação aos dados oficiais (333 casos e oito mortes, conforme a Secretaria Municipal da Saúde), o sistema mostra que 207 dos 323 diagnósticos da doença contabilizados até a tarde de hoje foram confirmados pelos hospitais Moinhos de Vento (89), de Clínicas (49), Santa Casa (29), Mãe de Deus (18) e Conceição (15). A grade também considera testes feitos em postos de saúde, postões, clínicas e laboratórios particulares, além daqueles realizados em cidades vizinhas, mas envolvendo moradores de Porto Alegre.

O levantamento, ainda sem contabilizar a oitava morte – registrada ontem -, cita sete óbitos, 171 pessoas em tratamento e 145 recuperadas da doença. A faixa etária com maior incidência de casos de coronavírus é a de 30 a 39 anos, com 65 confirmações. Depois, aparecem os idosos de 60 a 69, com 61. Foram registrados ainda 14 casos em pessoas com mais de 80 anos e 39 entre aquelas com idade entre 70 e 79.

O sistema, que pode ser acessado através de celulares ou computadores, também fornece informações em relação ao número de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) adultas e infantis em 11 instituições. Na pediatria, há 105 leitos de UTI operantes com 68 ocupados, um deles por uma criança infectada com a Covid-19.

Entre os 525 leitos operantes para adultos em UTIs, havia hoje 353 ocupados, sendo 39 deles com pacientes que testaram positivo para o coronavírus. Na sexta passada, o total chegou a 43 – o pico até o momento.