Porto Alegre vacina agentes de segurança contra a gripe já a partir desta terça

Segunda fase da campanha abre na quinta-feira. Idosos ainda podem encontrar doses em 12 farmácias da cidade

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre antecipou para esta terça-feira o início da vacinação contra a gripe para profissionais das forças de segurança e salvamento. Com a medida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca facilitar o acesso às doses.

Agentes da Guarda Municipal devem se imunizar em oito lojas da rede Panvel (confira os endereços aqui). Já os demais agentes de segurança, como policiais civis, militares e federais, receberão as doses nos respectivos locais de trabalho.

A segunda fase da campanha abre na quinta-feira. Além dos agentes de segurança, ela contempla pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis (comorbidades), funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, população privada de liberdade, caminhoneiros, portuários e motoristas e cobradores de transporte coletivo.

Campanha já vacinou 97% dos idosos na cidade

Na primeira fase da campanha, 185.510 pessoas acima de 60 anos já se imunizaram contra a gripe, o que corresponde a 97% da meta para esse público. Os dados foram atualizados às 17h desta segunda-feira. Idosos que ainda não tomaram a vacina podem encontrar as doses em 11 farmácias da rede São João e uma da rede Panvel (veja a lista aqui). A SMS recomenda que, antes de saírem de casa, as pessoas contatem os locais de vacinação.

Com relação a profissionais da saúde, foram administradas 78.501 doses, superando a meta estabelecida pelo Ministério.

Foram vacinadas, ao todo, 264.011 pessoas do público-alvo da primeira fase, iniciada em 23 de março.

Campanha com três fases

Em 2020, a campanha contra a gripe é constituída de três fases, a primeira iniciada em 23 de março, a segunda, em 16 de abril, e a terceira com início em 9 de maio. Essa última abrange os demais grupos de risco a serem imunizados: professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência.