Moro revela que sistema penitenciário registra três casos confirmados de Covid-19

Ministro destacou que um dos presos pode ter contaminado outras 20 pessoas em penitenciária do Distrito Federal

Sérgio Moro ficou insatisfeito com demissão de chefe da Polícia Federal | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/CP
Foto: Agência Brasil/CP

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, reportou que há pelo menos três presos infectados com o novo coronavírus no sistema penitenciário brasileiro. Em entrevista coletiva, realizada nesta segunda-feira, Moro reforçou que, apesar dos casos, a população carcerária encontra-se “segura” e garantiu que as visitas permanecem suspensas, em todo o País. “Vimos uma compreensão da população carcerária em relação às medidas”, destacou.

Todos os contaminados pertencem a penitenciárias estaduais, disse o ministro. Um dos casos é de um preso infectado em uma saída temporária no Pará. Após o resultado positivo à Covid-19, ele passou a cumprir prisão domiciliar. O segundo caso refere-se a um preso no Distrito Federal e, segundo o ministro Moro, há a possibilidade de o indivíduo ter contaminado outras 20 pessoas na penitenciária. No entanto, o grupo não chegou a ser testado para a doença. O terceiro caso reportado é do estado do Ceará.

Durante a coletiva, o ministro Sergio Moro também anunciou a redução nos registros de acidentes durante a pandemia. No período de 11 de março a 12 de abril houve queda de 28% dos acidentes na malha rodoviária federal.

A redução no número de acidentes, e consequentemente o desafogo no uso de leitos hospitalares para atender às vítimas no trânsito é um dos motivos defendido pelos técnicos do Ministério da Saúde, no sábado, para a manutenção do isolamento social. Dessa forma, explicaram, os sistema de saúde pode se focar mais em pacientes com Covid-19.