Moradores de Xangri-Lá pedem auxílio ao MP por falta de vacinas contra a gripe

Segundo a Secretaria da Saúde, novas doses da vacina devem chegar às Coordenadorias Regionais (CRSs) a partir desta segunda-feira

A Associação de Condomínios de Xangri-Lá, no litoral Norte, enviou um ofício ao Ministério Público Estadual em que pede intervenção do órgão junto à Secretaria Estadual da Saúde em função da falta de vacinas contra a gripe. O presidente da associação, Wolfgang Trein, revela que não existem doses suficientes para os grupos de risco, nem informações precisas que apontem quantas pessoas já foram vacinadas nas praias contra o vírus da gripe. “Os órgãos municipais informaram que a população deve procurar as unidades básicas de saúde mais próximas de suas casas. Mas não há vacinas nas unidades daqui”, disse.

Segundo ele, a cidade contabiliza cerca de três mil idosos e recebeu pouco mais de 1,5 mil doses. “Sei que o prefeito Cilon Silveira tentou conseguir mais vacinas, mandou um ofício para a Secretaria Estadual da Saúde e nada aconteceu. Por isso que recorremos ao MP”, explicou Trein. A associação abrange 24 condomínios nas praias de Atlântida, Rainha do Mar, Noiva do Mar e Remanso.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual da Saúde não comentou o caso específico da cidade de Xangri-Lá, nem informou o número de pessoas que já foram vacinadas na região. Segundo a Pasta, novas doses da quinta remessa enviada pelo Ministério da Saúde devem chegar às 19 Coordenadorias Regionais (CRSs) a partir desta segunda-feira.

“Cerca de 10% dessas doses serão utilizadas ainda na primeira etapa da Campanha Nacional de Imunizações no Rio Grande do Sul, destinada a idosos e profissionais de saúde. O restante desse lote dará início, no dia 16 de abril, à segunda etapa da campanha, quando serão vacinados doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuário”, explicou a Secretaria em nota.

O próximo lote, com 284 mil vacinas contra a gripe, deve chegar ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, com doses direcionadas ao público da segunda etapa da vacinação.