Marchezan defende medidas de isolamento tomadas em Porto Alegre

Convidado pelo Lide-RS, prefeito salienta que o distanciamento social ainda é o melhor caminho

Foto: Divulgação

O prefeito Nelson Marchezan Jr. voltou hoje a defender as medidas de isolamento adotadas pelo governo municipal para combater a crise do coronavírus em Porto Alegre. Primeiro convidado de uma série de eventos organizados pelo Lide-RS, o prefeito salientou, nesta quinta-feira, que os dados a respeito da doença ainda são muito incipientes e que, em razão disso, o melhor caminho é manter o isolamento social.

“Ninguém tem dados históricos, ninguém pode sequer pegar o ano passado, que ainda seria uma informação pífia, para ter uma decisão científica com evidências”, afirmou o prefeito.

Desde o começo da crise, Marchezan vem tomando medidas rígidas para garantir o isolamento da população. O prefeito deixou claro que a liberação total das atividades econômicas na cidade ainda segue sob análise.

“Ninguém tem o número de testes suficientes para ter dados estatísticos ou para fazer gestão da saúde pública no mundo, então esse é um fator que nos leva a ter muitas dúvidas e a prorrogar qualquer decisão”, argumentou.

Marchezan também explicou, e defendeu, o decreto que suspendeu as aulas, publicado no início da pandemia. “A gente tirou 300 mil pessoas de circulação, e quem tem filho sabe que ele vai para escola e a cada duas semanas ele terá um novo vírus ou uma bactéria. Então, um dos principais vetores mundiais são as crianças”, enfatizou.

O prefeito disse ainda que as ações tomadas até agora se embasaram em informações de órgãos internacionais sobre a doença. “Com os dados mundiais a gente acabou avançando no comércio, indústria, bares, para chegarmos a situação drástica que temos hoje.”

Marchezan concluiu afirmando que as análises a respeito da continuidade ou não do isolamento devem ser feitas até o fim de abril.