Governo do Estado obriga registro de ocupação de leitos no RS

Secretaria Estadual da Saúde disponibilizou sistema de monitoramento de leitos, internações e respiradores para hospitais gaúchos.

UTI
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Um decreto assinado pelo governador Eduardo Leite determina o registro da ocupação de leitos nos hospitais públicos e privados do Estado. A norma também obriga a comunicação de internações por coronavírus e a contabilização de respiradores disponíveis nas unidades de saúde. De acordo com o governo gaúcho, há 267 pessoas internadas com sintomas da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Do total, são 80 casos confirmados e 187 suspeitos. Os dados foram divulgados no início da tarde desta quinta-feira (9).

O acompanhamento diário dos dados será observado por meio de um sistema de monitoramento. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Saúde em ferramenta desenvolvida com apoio da Secretaria de Governança e da Procergs.

Segundo Eduardo Leite, a negligência em realizar o registro será passível de punição cível, administrativa e criminal. “O hospital que recebe um paciente com sintomas de síndrome respiratória terá todos os cuidados necessários, tratando-se ou não de um caso de coronavírus”, observou. “No entanto, para o Estado, é imprescindível termos o controle de internações. Só assim teremos a noção exata da evolução da doença e poderemos adaptar nossas políticas públicas”, completou o governador.

Sistema de monitoramento de leitos

O objetivo do monitoramento, segundo o Piratini, é melhorar a ocupação das unidades, potencializando as vagas e facilitando transferências que podem ser necessárias. De acordo com a Secretaria da Saúde, o sistema vai gerar um panorama completo de cada momento da rede hospitalar pública e privada para fins de análise e tomadas de decisões. Para a efetivação do controle, os hospitais gaúchos farão o cadastro no aplicativo disponibilizado pela Secretaria da Saúde, inserindo dados sobre a sua capacidade instalada.