Vacinação contra a gripe para idosos é retomada nas farmácias da Capital

Ainda hoje, parte do lote vai ser repassada às unidades de saúde

vacina gripe idosos farmácias
Foto: Robson da Silveira/ PMPA

A vacinação contra a gripe voltada ao público idoso foi retomada nas farmácias da Capital nesta terça-feira. Porto Alegre recebeu, ontem, mais 65 mil doses da vacina contra a gripe, de um total de 411 mil enviadas pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Sul.

Ainda hoje, parte do lote vai ser repassada às unidades de saúde. Até o momento, sete seguem imunizando: Chácara da Fumaça, IAPI, Nossa Senhora de Belém, Modelo, Panorama, Restinga e Santa Marta. Já os drive-thrus, locais onde os idosos podem ser imunizados sem sair do carro, devem retomar o atendimento nesta quarta-feira.

É importante que, antes de sair de casa, os idosos consultem em quais lojas das redes Panvel, São João e Agafarma ainda há vacina disponível. Veja a planilha atualizada pela Secretária Municipal de Saúde. 

A primeira etapa da campanha também inclui os profissionais de saúde que devem procurar a vacina apenas nos postos de saúde. Farmácias e drive-thrus só atendem os idosos, conforme a Prefeitura.

No início da terceira semana da campanha, cerca de 160 mil pessoas acima de 60 anos já se imunizaram, conforme dados as 17h de ontem. A meta é imunizar cerca de 192 mil até o dia 22 de maio. Com relação a profissionais da saúde, foram administradas 65,5 mil doses. O público-alvo é de 225 mil pessoas.

A segunda etapa da campanha, a partir de 16 de abril, é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, portuários e caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo. As três últimas categorias foram incluídas, em fim de março, pelo Ministério da Saúde. Já os professores tiveram a imunização postergada para maio, já que as escolas seguem fechadas em função da pandemia de coronavírus.