Operação fecha duas fábricas e distribuidora de álcool gel falsificado no RS

Flagrantes ocorreram em Porto Alegre e Esteio

Foto: Polícia Civil / CP

Duas fábricas clandestinas e uma distribuidora de álcool gel e itens de limpeza foram interditadas, nesta terça-feira, em Porto Alegre e Esteio, durante operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual. A Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor do Departamento Estadual de Investigações Criminais, sob comando do delegado Joel Wagner, coordenou a ofensiva, com mandados expedidos pela Justiça. Em cada cidade, a Vigilância Sanitária Municipal participou dos flagrantes. A operação prossegue durante a tarde.

Em Porto Alegre, uma fábrica e uma distribuidora, ambas no bairro Protásio Alves, foram descobertas a partir de um flagrante da Polícia Rodoviária Federal, na noite dessa segunda-feira, em Osório, no litoral Norte. Os agentes prenderam um motorista de caminhão transportando álcool gel falsificado e usando o nome da marca Oxyclear.

As investigações da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor levaram, então, até a fábrica e distribuidora em Porto Alegre, onde foram encontrados cerca de 3,1 mil unidades de meio litro da mesma marca falsificada. Cada frasco era vendido a R$ 8 para comerciantes. Produtos de limpeza também foram recolhidos nos dois locais da zona Leste.

Já em Esteio, a fabricação clandestina ocorria em uma residência no bairro Primavera. Mais de 130 embalagens de produtos saneantes, sem procedência de origem, armazenados de forma irregular e com aparência duvidosa, incluindo álcool gel, foram encontrados e apreendidos no local.