Hospital Centenário tem emergência exclusiva para tratamento da Covid-19 em São Leopoldo

Ação ocorro por uma determinação do prefeito Ary Vanazzi e com apoio do Hospital Sírio-Libanês

A unidade específica para Covid-19 tem acesso pela avenida Theodomiro Porto da Fonseca. | Foto: Thales Ferreira / PMSL / Divulgação / CP

A partir de uma determinação do prefeito Ary Vanazzi, o Hospital Centenário em São Leopoldo conta agora com uma Emergência exclusiva para os casos de Covid-19. A ação ocorre com o apoio da equipe do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, que há três semanas vem desenvolvendo uma série de ações para adaptar a única instituição pública da cidade ao atendimento dos casos da doença.

O Centenário foi dividido em dois hospitais: uma área foi preparada para receber e tratar pacientes com suspeita de Covid-19, enquanto a outra atende à demanda geral. Com acesso pela avenida Theodomiro Porto da Fonseca, onde funcionava a Emergência, a unidade específica para Covida-19 possui 40 leitos, sendo 10 leitos intensivos, equipados com respiradores para pacientes graves.

“As equipes médica e de enfermagem que trabalham na Emergência Covid atenderão somente este perfil de paciente. Estão treinados e equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) conforme protocolo da Secretaria Estadual de Saúde”, explica a presidente do Centenário, Lilian Silva.

A área também conta com o suporte de um contêiner para atendimento ambulatorial dos munícipes sintomáticos que procuram espontaneamente o hospital, além de uma barraca montada pelo Exército para triagem avançada. “Nestas duas estruturas os profissionais do Hospital realizam o primeiro atendimento, de forma que o paciente só entra na área isolada, ou seja, na Emergência, após criteriosa avaliação”, acrescenta Lilian.

A Emergência geral tem acesso pela avenida 8º BC, ao lado da Oncologia Centenário, e foi organizada para os demais casos que a casa de saúde atende. Também conta com triagem avançada feita em uma barraca cedida pelo Exército. “Da mesma forma que as equipes da assistência não são as mesmas, organizamos o Hospital de forma que os pacientes que chegam à Emergência Geral não se encontrem com os demais, nem mesmo para a realização de exames”, enfatiza a presidenta.

Atualmente, o Hospital Centenário possui 24 respiradores e chegará a 40 nas próximas semanas, mas tem capacidade em sua rede de gases medicinais para até 50. Além disso, o Estado atendeu a uma antiga reivindicação do município, e habilitou temporariamente, na última sexta-feira, mais quatro leitos de UTI. De acordo com a determinação do Estado, os leitos deverão ser utilizados exclusivamente por pacientes com Covid-19.