Covid-19: Prefeito de Imbituba pede que turistas não viajem a SC nos próximos feriadões

Barreiras sanitárias vêm sendo realizadas pela Polícia e pela Vigilância Sanitária

Uma das rodovias sob intervenção da CCR ViaSul é a Freeway, entre Osório e Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral/CP
Foto: Fabiano do Amaral/CP

Em entrevista para o programa Guaíba News desta terça-feira, o prefeito de Imbituba (SC), Rosenvaldo da Silva Júnior, que preside a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) pediu a compreensão e o bom senso de turistas gaúchos para que não viajem ao estado vizinho durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Para a entrada em Imbituba e regiões próximas, onde diversos turistas possuem residência, o prefeito explica que há barreiras sanitárias realizadas pela Polícia e pela Vigilância Sanitária. Nos locais, os motoristas e passageiros são questionados do motivo da entrada no município, examinados e orientados sobre o período de isolamento social.

“O Ministério Público do nosso Estado não permite que fechemos as entradas, porque o ir e vir é direito das pessoas. Porém, seguimos com os monitoramentos nas entradas e convidando a população a se retirar das praias”, declarou.

Nos 21 municípios que fazem parte da região de Laguna, conforme um decreto do governador Carlos Moisés (PSL), restaurantes, lancherias e bares seguem fechados e funcionando somente por delivery.

Silva Júnior considera que anta Catarina vem conseguindo uma adesão satisfatória do setor de alimentação mas que, desde a última semana, a pressão dos comerciantes para que a abertura do comércio seja autorizada, aumentou.

“Como médico por formação eu sei que não é o momento de abrirmos o isolamento e deixarmos as pessoas voltarem para suas rotinas. Se não cuidarmos, podemos ter diversos problemas, principalmente aqui em Santa Catarina, onde não temos, na maioria dos hospitais, leitos de UTI”, alertou.

O prefeito reforçou o pedido para que, nos próximos dois “feriadões” (Páscoa de Tiradentes) a população siga em isolamento. “Nós sabemos da dificuldade econômica, sabemos que muita gente costuma viajar nos feriados e é uma forma das famílias aproveitarem. Mas, nesse momento a nossa preocupação principal é evitar o caos e a sobrecarga do sistema de saúde”, completou.